e-mail
51 0000
Maps

QUIROPRAXIA

Perguntas e Respostas

marque sua consulta


Conheça o currículo de Caroline Fagundes

» veja mais

O que é a Quiropraxia?

Profissão da área da saúde que se dedica ao tratamento e prevenção de alterações do sistema músculo-esquelético, bem como os efeitos dessas alterações sobre o sistema nervoso e a saúde em geral. Há uma ênfase em tratamentos manuais, incluindo a manipulação vertebral.

Quais os principais problemas tratados pela Quiropraxia?

» Dores na coluna lombar
» Hérnia de disco e dor ciática
» Dores no pescoço
» Dores de cabeça
» Dores e tensão muscular
» Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
» Restrições à movimentações
» DORT/LER

No que consiste o tratamento?

O tratamento consiste em corrigir e prevenir problemas articulares. A quiropraxia é composta por várias técnicas e todas têm como objetivo restaurar o movimento articular, diminuindo, assim, a dor e resultando em relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.

Qual é a idade ideal para o tratamento quiroprático?

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento quiroprático. A quiropraxia possui técnicas especificas para cada caso, que variam de acordo com a idade e com a condição de saúde do paciente.

Uma pessoa que já passou por uma cirurgia na coluna vertebral pode fazer o tratamento com a quiropraxia?

Sim!

Se já estou fazendo tratamento médico posso fazer o tratamento com a quiropraxia?

Sim! Com as subluxações corrigidas será acelerado o ritmo do tratamento ao qual você está sendo submetido.

A quiropraxia é segura?

Sim! Desde que seja feita por profissionais qualificados. Proteja-se! Verifique se o seu quiropraxista possui uma formação compatível com os padrões internacionais.

O que acontece se eu parar com o tratamento quiroprático, sem concluí-lo?

Para que se tenham bons resultados, o tratamento quiroprático deve ser feito por completo. A ausência de sintomas não indica que o tratamento terminou, pois mesmo que você esteja se sentindo bem ainda pode haver subluxações, que se não tratadas, podem voltar a causar sintomas.

O quiropraxista possui formação médica?

Não no Brasil. Aqui, o quiropraxista se dedica, em média, cinco anos ao curso de nível superior. O curso de Bacharel em Quiropraxia no Brasil pode ser feito no Centro Universitário Feevale (RS) ou na Anhembi Morumbi (SP), sendo os dois cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Quiropraxia no mundo:

Atualmente a quiropraxia é reconhecida como profissão independente na área da saúde em 89 países. Há cerca de 90.000 quiropraxistas em todo o mundo dos quais cerca de 65.000 encontram-se nos Estados Unidos. Atualmente, pelo menos 25 milhões de pessoas usufruem os benefícios regulares da quiropraxia para o tratamento da sua saúde.

E no Brasil?

A quiropraxia vem se desenvolvendo no país desde 1992, com a criação da Associação Brasileira de Quiropraxia - ABQ (reconhecida e filiada a Federação Mundial de Quiropraxia - WFC). Atualmente, a ABQ conta com cerca de 400 associados.
No Brasil há duas faculdades que oferecem o curso de bacharel em Quiropraxia, o Centro Universitário Feevale (RS) e a Anhembi Morumbi (SP). Ambas somam em torno de 760 estudantes.

Rua Nelson Henck, 2918 / Sala 05
Centro - Taquara - RS
caroline@espacotao.com.br caroline@espacotao.com.br
51 991.983.995 51 991.983.995
Canal do Youtube

Inovando Sites Criação de Sites em Porto Alegre